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Projeto Culinária

O Objetivo deste projeto é despertar na criança não só a vontade de degustar os alimentos, mas também de conhecer as possíveis variaçôes e combinações de um prato, texturas, quantidades e sabores dos alimentos. Além de prazerosa é uma experiência muito interessante pois todos apreciam muito este momento! Hoje esta cada vez mais difíc ...

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Nossa Equipe

Projeto Culinária



O Objetivo deste projeto é despertar na criança não só a vontade de degustar os alimentos, mas também de conhecer as possíveis variaçôes e combinações de um prato, texturas, quantidades e sabores dos alimentos. Além de prazerosa é uma experiência muito interessante pois todos apreciam muito este momento!





Hoje esta cada vez mais difícil o contato com o meio ambiente, pois fora da escola normalmente as crianças estão em frente a televisores, computadores, vídeo games... Desta forma se faz necessário que a escola promova o resgate deste contato. A horta na escola possui um papel importantíssimo, pois, além de promover a conscientização ambiental também ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis. A "horta" é um espaço lúdico, pedagógico e prazeroso para os pequenos.







Tudo é preparado com muita atenção e carinho! Os canteiros preparados... A semente é escolhida com muito carinho! Sempre cuidando...regando... limpando... e derepente ! surge uma plantinha, que em breve se transformará na "Nossa Colheita" e muitas vezes pode até ser um importante ingrediente para a nossa próxima receita.






Através do projeto Horta e Culinária a criança vivencia a transformação seja ela pela natureza ou tecnologia ( fogão, geladeira entre outros). Em contato com texturas, cores, quantidades e necessidades ( cuidados especiais como administrar o tempo de cozimento ou regar e arar a terra) a criança é despertada para o princípio do caráter, da mordomia, soberania e semeadura. Neste aspecto valoriza e aprecia experiências novas e saborosas, é um universo rico sob todos os aspectos, incluindo a linguagem oral e escrita.

Projeto Pedagógico Nova Geração

A Educação Infantil tem sido foco dos educadores na área da pesquisa na pedagogia. Por tanto esta é uma fase escolar que tem sido valorizada pela ciência nestas últimas décadas. A Escola Nova Geração vem incorporando tais avanços, sem perder de vista os princípios e valores que sempre nortearam a Escola.
De forma geral, pode-se dizer que a escola é caracterizada com um ambiente caloroso e afetivo, que compreende as diferenças e as necessidades individuais de cada criança. Também se preocupa com as condições e os estímulos necessários ao desenvolvimento cognitivo e motor. Daí o sentido das inúmeras atividades de Artes, Música, Esportes, Culinária, Informática, entre tantas.
Pelos princípios norteamos todos os aspectos do nosso projeto pedagógico: afetivo, social e cognitivo:
1- Princípio da Soberania: Deus fez cada um a sua imagem e semelhança, criou tudo e todas as coisas e é Ele quem nos permite caminhar crescentemente em todos os aspectos.

2-Princípio da Individualidade: somos diferentes em nossas particulariddades, como a impressão digital, cada um tem seu valor.

3- Princípio da Aliança: Apesar das diferença unindo forças chegaremos muito mais longe juntos.

4- Princípio da Semeadura: Plantamos e colhemos aquilo que plantamos, coisas boas e coisas ruins.

5- Princípio do Caráter: Tudo que é bom, é preciso ser planejado e trabalhado com afinco e persistência.
Infelizmente vivemos em um mundo imediatista e consumista, mas precisamos ensinar que para conquistar algo de fato é preciso trabalhar e trabalhar muito, afinal o que tem caráter não se corrompe.

6- Princípio da Mordomia: é preciso valorizar e cuidar do que temos e conquistamos, o que é nosso e dos outros, pois Deus dará mais para aqueles que sabem cuidar do que já conquistaram.

7- Princípio do Auto governo: O governo de Deus é sobre nós e a partir disso somos levantados a governar a nossa família, filhos, empresas entre outro, porém se não conseguirmos governar a nós mesmos, dificilmente governaremos bem qualquer outra coisa. Procuramos despertar nas crianças o auto governo para que elas possam aprender a respeitar e consequentemente serem respeitadadas.

Conheça agora os aspectos trabalhados em nossos projetos:
1-Letramento:
É o termo mais abrangente para a alfabetização.
Neste aspecto a Escola Nova Geração procura despertar o interesse no Maternal, quando por meio dos nomes nos crachás a criança tem o primeiro contato com a escrita. Além disso, nas rodas de história e nas cantigas de ninar e de roda procuramos valorizar o aspecto da linguagem oral, fator que pressupõe o da língua escrita.
Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças.
O prazer da leitura, a noção de conhecimento em construção, o sentido de individualidade do aprendizado, a valorização do saber - todas essas questões estão presentes no ambiente alfabetizador.
Aqui permitimos que a criança construa o sentido de cada atividade da alfabetização, valorizando o conhecimento que já traz de sua experiência de vida. Histórias, gibis, rótulos, outdoors, jogos, seus próprios nomes, ou seja, todos os instrumentos são válidos para abrir as portas do mundo da escrita.
Ao fim da Educação Infantil, os alunos já são capazes de escrever e ler algumas palavras e pequenas frases.

2- Sociabilização:
Por meio das brincadeiras no parque, no corredor das roupas de fantasias, e do muito brincar a criança reconhece a existência de outro – ali ela troca brinquedos, carinho, arranhões, experiências. Reconta aspectos da convivência familiar e escolar. É um trabalho delicado que depende da sensibilidade dos educadores.
Este momento favorece o amadurecimento infantil, além disso, o faz de conta permite o desenvolvimento da linguagem simbólica, fator primordial para alfabetização, pois as trocas sociais entre adultos e crianças são responsáveis pela formação do indivíduo.
É dever da escola e do educador permitir e criar condições no ambiente para que esse processo de envolvimento social aconteça de maneira saudável, afinal ele também está construindo sobretudo a sua própria imagem.

3-Música e Ballet:
Por meio da musicalidade e da dança a arte abre as portas da percepção, da diversidade cultural, da inteligência, da apreciação artística. Os ritmos, os pulsos, a dança, a expressão por intermédio dos sons, com certeza é um pilar importante do projeto pedagógico.

4- Educação Física, futebol e natação:
O sentido da atividade física, na Educação Infantil, é a exploração das habilidades ligadas ao movimento. Sempre aproveitando o aspecto lúdico do esporte e nas aulas de Educação Física, as crianças exercitam o pular, o nadar, o lançar, o escalar, o correr, o segurar, em graus sucessivos de complexidade.

Assim, o desenvolvimento motor é estimulado, ao mesmo tempo em que se lançam as sementes de um contato saudável com o esporte. Dentro do mesmo princípio, são realizadas anualmente as apresentações dos esportes desenvolvidos seja em comemorações ou em festas na escola.
São jogos e brincadeiras sem finalidade de competição, cujo principal objetivo é unir as famílias em torno do prazer da atividade física despertando na criança o prazer desde pequeno para o desenvolvimento sob este aspecto. É uma semente contra o sedentarismo.
5- artes e jogos dramáticos:
Por meio de riscadores ( tintas, lápis, canetinhas etc) as crianças entram em contato com um universo amplo, de muitas possibilidades e experiências. Também isto acontece ao criar, manipular materiais concretos, expressar sentimentos e tomar contato com manifestações artísticas.
Aqui, nosso papel é criar condições materiais e pedagógicas para que o contato da criança com a Arte aconteça da forma mais lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um ambiente propício para que ela faça, refaça, experimente e construa.
Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo, tudo isso faz parte do campo de experiências dos jogos dramáticos que são vividos tanto no dia a dia, seja no reconto das histórias ou no parque ou ainda nas apresentações teatrais em festas .
Essa forma lúdica de aprender tem profundas implicações no amadurecimento das crianças. Tais atividades conduzem ao aumento do poder de análise e síntese, permitem o exercício da associação de idéias, da organização corporal e do pensamento.
6- Tecnologia
A criança é o agente que utiliza a ferramenta de modo compatível com sua idade e fase de aprendizado em que se encontra. A Educação Infantil também caminha com o mundo. Para valorizar realmente a experiência das crianças, devemos reconhecer que, em suas casas, nas ruas, estão em permanente contato com a tecnologia. Para tanto principalmente nas aulas de iniciação a informática a criança tem contato com este universo.
7- culinária e horta
Aqui a criança vivencia a transformação seja ela pela natureza ou tecnologia ( fogão, geladeira entre outros). Em contato com texturas, cores, quantidades e necessidades ( cuidados especiais como administrar o tempo de cozimento ou regar e arar a terra) a criança é despertada para o princípio do caráter, da mordomia, soberania e semeadura. Neste aspecto valoriza e aprecia experiências novas e saborosas, é um universo rico sob todos os aspectos, incluindo a linguagem oral e escrita.


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